terça-feira, 16 de setembro de 2014

Dez uniformes de atletas que geraram polêmica no mundo do esporte

Apresentado pela primeira vez ao público na Volta Internacional da Toscana, competição anual de ciclismo realizada na Itália, o uniforme da equipe feminina de ciclistas da Colômbia chocou fãs do esporte e gerou polêmica.
O modelo insinuava a 'nudez' das atletas, afirmaram críticos. Um deles foi o próprio presidente da UCI (União Ciclística Internacional), o inglês Brian Cookson, que considerou o design "inaceitável segundo qualquer padrão de decência".
Mas o uniforme não foi o primeiro a despertar reações acaloradas. Conheça outros modelos 'desastrosos' que também geraram controvérsia.

Seleção de futebol da Escócia

Os designers tentaram a todo custo inovar, mas quando o novo uniforme da seleção escocesa de futebol foi divulgado no início do ano, as críticas não tardaram a chegar. As listras rosas e amarelas foram consideradas um 'fiasco' inclusive pelos torcedores mais apaixonados.

John Daly


O jogador de golfe americano, John Daly, tornou-se famoso pelos modelos 'chamativos' que usa nos campos.


Jorge Campos

 
O ex-goleiro da seleção de futebol mexicana, Jorge Campos, virou sensação na Copa do Mundo de 1994 pelo uniforme exótico.

David Seaman

Os modelos excêntricos não são uma exclusividade do mexicano. O ex-goleiro da seleção de futebol inglesa, David Seaman, também optou por um 'mix de cores' para defender as redes da Inglaterra na Eurocopa de 1996.

Rúgbi de sete


A estampa do uniforme da seleção inglesa de rúgbi de sete (variação do rúgbi jogada por apenas sete jogadores) resolveu deixar de lado o minimalismo, mas o modelo caiu em desgraça logo quando foi apresentado.

Herenveen FC

À primeira vista, parece que o amor pelo futebol se refletiu no uniforme dos jogadores do time holandês Herenveen FC. Mas os 'pequenos corações' são, na verdade, nenúfares, símbolo da terra-natal da equipe. Os torcedores, por outro lado, não se apaixonaram tanto pelo modelo.

Norwich City FC

O uniforme do time inglês Norwich City FC nos anos 90 parece ter dado alento ao atacante Mark Robbins, que costumava balançar as redes dos adversários. Mas para críticos, o modelo era uma grande "derrota para a moda".

Basquete feminino

O uniforme imposto pela Fiba em 2012 gerou polêmica entre as jogadoras por delinear "excessivamente" o corpo. A Fiba pediu a substituição das camisetas largas e shorts compridos por uniformes mais justos, que tornariam o campeonato "mais atraente" e ajudaria a aumentar a "diferenciação" entre o basquete feminino e masculino. Inspirada nos modelos usados na ocasião pelas seleções brasileira e australiana, a peça foi criticada pelas próprias atletas, que acusaram a Fiba de tentar atrair mais público.

Uniforme de treino do Atlético-MG

Apesar de ter tido sucesso nas vendas, a camisa de treino rosa do Atlético Mineiro foi criticada por torcedores mais conservadores.

Cingapura no pólo aquático

Em 2010, durante os Jogos Asiáticos realizados na China, a equipe de polo aquático de Cingapura ousou ao aparecer com uma sunga que reproduzia a bandeira do país.

 


 


 


 


 


 

 

 


 



 



 



 


Nenhum comentário:

Postar um comentário